Topo

Ataques matam mais de 38 no Afeganistão, incluindo 10 jornalistas e 11 crianças

Do UOL*, em São Paulo

30/04/2018 08h57Atualizada em 13/05/2018 13h03

Quatro atentados no Afeganistão deixaram mais de 38 mortos e pelo menos 62 feridos nesta segunda-feira (30). Em Cabul, a capital, dois ataques fizeram 26 vítimas fatais, incluindo nove jornalistas. Em Kandahar, no sul do país, foram 11 crianças mortas. E em Khost, no sudeste afegão, um jornalista da BBC foi morto a tiros.

O primeiro ataque, registrado às 8h da manhã (0h30 de Brasília) em Shashdarak, área central da capital afegã, deixou quatro mortos, atingidos por um homem-bomba de motocicleta. Meia hora depois, nove jornalistas, quatro policiais e pelo menos outras sete pessoas foram vítimas de um homem que, passando-se por repórter, detonou outro artefato explosivo. Os dois episódios deixaram 45 feridos.

Às 10h30 da manhã (3h no horário de Brasília), uma bomba que tinha como alvo um comboio da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vitimou crianças que brincavam no pátio de uma mesquita. O muro do local ruiu, aumentando o número de vítimas.

O ataque aos soldados da Otan também feriu 17 soldados - incluindo cinco romenos. Os três episódios foram reivindicados pelo autodenominado Estado Islâmico.

O atentado ao jornalista da BBC, alvejado enquanto saia de casa, ainda não teve autores identificados.

Veja também:

- Diretor de fotografia morto em atentado iniciou carreira como motorista e deixa 6 filhos

Ataques jornalistas Afeganistão Cabul - AP Photo/Massoud Hossaini - AP Photo/Massoud Hossaini
A capital do Afeganistão foi palco de dois atentados nesta segunda-feira. O grupo Estado Islâmico reivindica a autoria dos ataques
Imagem: AP Photo/Massoud Hossaini

Rotina de ataques e crianças mortas

Na semana passada, 69 pessoas morreram e outras 120 se feriram em um atentado ocorrido em uma zona eleitoral em Cabul, 

Ainda não está claro qual foi o alvo do atentado em Shashdarak, onde fica um complexo de escritórios do Diretório Nacional de Segurança afegã, além da sede da Otan e de várias ONGs internacionais.

(Com agências internacionais)