Piloto é flagrado dormindo em pleno voo enquanto sobrevoava Taiwan
Um piloto da companhia aérea China Airlines foi filmado dormindo enquanto sobrevoava Taiwan. O vídeo foi divulgado pelo canal de TV EBC News.
Nas imagens, o piloto do voo CAL 747, devidamente uniformizado, é visto de olhos fechados, com a cabeça jogada para frente e sem reação, claramente dormindo.
Pilotos até podem dormir na cabine em voos mais longos, no que é conhecido como "descanso controlado". Mesmo assim, o assento deve ser puxado para trás e o piloto deve ficar longe dos controles.
O piloto foi identificado como sendo o capitão-chefe de treinamentos para voos com Boeing 747. Ele foi duramente criticado por não dar o exemplo e por não seguir o procedimento operacional padrão como comandante.
De acordo com uma fonte, o piloto foi punido pelo incidente. Além disso, a China Airlines foi multada e o responsável pelo vídeo --também um piloto da mesma companhia aérea-- foi repreendido por não acordar o comandante.
O capitão-chefe de treinamento tem quase 20 anos de experiência e costuma pilotar rotas para Tóquio, Okinawa, Seul e Hong Kong. Ele também serve como instrutor e é responsável pelos exames do simulador.
A EBC News conversou com um outro piloto da China Airlines que afirmou ser normal sofrer de cansaço durante os voos. No entanto, neste caso, o piloto filmado dormindo deveria "dar o exemplo" e passar o comando para outro.
O vídeo foi publicado cinco dias depois de uma greve de mais de 600 pilotos da China Airlines que reclamam justamente do excesso de trabalho e do cansaço.
O Departamento de Aviação Civil de Taiwan afirma que se os pilotos voarem por mais de 12 horas, eles devem receber pelo menos 24 horas de folga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.