Topo

Jair Bolsonaro embarca para encontro com Donald Trump nos EUA

Do UOL, em São Paulo

17/03/2019 08h24Atualizada em 17/03/2019 08h37

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) embarcou nesta manhã para os Estados Unidos, onde encontrará, na terça-feira (19), o presidente americano, Donald Trump.

O voo de Bolsonaro deixou a Base Aérea de Brasília por volta das 8h e tem chegada prevista na Base Aérea de Andrews às 16h (horário de Brasília). O presidente está acompanhado de assessores e ministros, como Sergio Moro (Justiça), Paulo Guedes (Economia) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Enquanto o presidente estiver nos EUA, o vice, general Hamilton Mourão (PRTB), assume o cargo.

Bolsonaro ficará hospedado na Blair House, construída em 1824 e local onde se hospedam as autoridades em viagens oficiais à capital dos EUA. O encontro com Trump está marcado para terça-feira (19) e deve tratar de temas como cooperação militar e crise na Venezuela.

O presidente falará e jantará com empresários, investidores e personalidades que o Palácio do Planalto classifica como "formadores de opinião", como o escritor Olavo de Carvalho.

O retorno está previsto para o fim de terça-feira (19), e a comitiva deve chegar a Brasília na manhã de quarta (20).

Antes de embarcar, Bolsonaro tuitou sobre pesca

Minutos antes de embarcar, Bolsonaro foi ao Twitter falar sobre pesca.

"O Secretário de ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, Gilson Machado Neto, em conversas constantes com o Secretário da Pesca, Jorge Seif, discutem projetos embrionários de redução de frota pesqueira e inclusão dos pescadores como pioneiros no setor de turismo e preservação", escreveu Bolsonaro.

"A ideia é reduzir esforços de pesca, aumentar o turismo de mergulho e pesca esportiva e criar novos recifes com embarcações naufragadas como já é feito no mundo todo gerando um ambiente de consciência, preservação e empregabilidade natural", completou.