Encontro com Trump e empresários: como será a viagem de Bolsonaro aos EUA
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima terça-feira (19) na Casa Branca, em Washington, capital dos Estados Unidos.
Além do mandatário, Bolsonaro falará e jantará junto a empresários, investidores e personalidades que o Palácio do Planalto classifica como "formadores de opinião" -- por exemplo, o escritor Olavo de Carvalho.
A ida da comitiva brasileira está prevista para a manhã de domingo (17) a partir da Base Aérea de Brasília, com chegada na Base Aérea de Andrews às 16h do mesmo dia. Bolsonaro irá acompanhado de assessores e ministros, como Sergio Moro (Justiça), Paulo Guedes (Economia) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). O começo da volta a Brasília está previsto para o final de terça (19).
Esta será a primeira viagem com caráter bilateral por parte de Bolsonaro como presidente da República. No final de janeiro, o presidente viajou a Davos, na Suíça, por ocasião do Fórum Econômico Mundial.
Segundo o porta-voz da Presidência da República, general Otávio do Rêgo Barros, a intenção de estrear com a ida aos Estados Unidos advém da vontade de demonstrar a prioridade que o novo governo federal atribui à construção de solida parceria com os EUA.
"A ênfase da agenda externa brasileira é reforçar a relação com os países que podem contribuir para o desenvolvimento, a prosperidade, o bem-estar e a segurança dos brasileiros. A visita aos Estados Unidos tem por objetivo promover uma agenda de resultados positivos em diversas áreas destravando temas que já estavam na pauta e abrindo novas frentes, novas oportunidades. Estão sendo tomadas medidas que ajudarão a criar o ambiente propício para uma nova etapa nessa relação", declarou.
Veja quem vai e os compromissos do presidente dia a dia nos Estados Unidos:
Comitiva:
Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deputado federal
Rêgo Barros, porta-voz
Ernesto Araújo, MRE
Augusto Heleno, GSI
Paulo Guedes, Economia
Sergio Moro, Justiça
Tereza Cristina, Agricultura
Ricardo Salles, Meio Ambiente
Domingo (17/3)
- 8h: Partida da Base Aérea de Brasília.
- 16h: Chegada a Washington e ida à Blair House, onde se hospedará.
- Jantar com formadores de opinião e acadêmicos na residência do embaixador do Brasil.
Segunda (18/3)
- Bolsonaro fala no encerramento do "Dia do Brasil em Washington", promovido pelo Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos com foco em oportunidade de investimentos. Parte dos ministros participará do painel "Relações Econômicas Crescentes"
- Encontro de Bolsonaro com o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Henry Hank Paulson
- Assinatura de acordos
- Ministros participam dos painéis "Bolsonaro e Trump: novo começo das relações Brasil e Estados Unidos" e "Futuro da economia brasileira"
- Jantar oferecido pelo Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos. Participarão os ministros de Estado que integrarão a comitiva e até 40 empresários de grandes empresas
Terça (19/3)
- Bolsonaro se encontra com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro
- Visita oficial a Donald Trump na Casa Branca. Primeiro, assina livro de visitas no Salão Roosevelt. Depois, terá encontro privado com Trump no Salão Oval seguido de almoço de trabalho e reunião ampliada no Cabinet Room
- Declaração à imprensa no Rose Garden, na Casa Branca
- Ida ao Cemitério Nacional de Arlington, onde visitará o "túmulo do soldado desconhecido"
- Reunião com lideranças evangélicas
- Jantar de trabalho com a comitiva brasileira
- Partida de Washington.
Quarta (20/3)
- Chegada à Base Aérea de Brasília por volta das 7h
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.