Topo

Bombeiros tentam saudar avião e acabam danificando a aeronave em Dubai

Do UOL, em São Paulo

12/04/2019 21h21

Bombeiros danificaram uma aeronave da companhia aérea Saudi Airlines, no Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, quando dispararam jatos de água no avião como uma forma de celebrar o Dia Nacional da Arábia Saudita, no ano passado. Um relatório sobre o incidente foi divulgado recentemente.

Um vídeo, divulgado pelo canal de TV Msdar News, mostrou o momento em que as mangueiras são ligadas para formar um arco d`água, mas acabam danificando a aeronave, um Airbus A320-214, quando um jato atingiu o lado esquerdo do avião. Um passageiro acabou ferido.

Segundo a Autoridade Geral de Aviação dos Emirados Árabes Unidos (GAA), o incidente ocorreu no terminal de desembarque do Aeroporto Internacional de Dubai. O voo havia decolado do aeroporto de Jedá, na Arábia Saudita, na manhã daquele dia.

De acordo com o relatório que foi divulgado nesta semana, a GAA afirmou que o operador de uma das mangueiras selecionou um ajuste de alta pressão no carro dos bombeiros, para formar um arco tradicional sobre o jato quando a aeronave taxiou até parar.

No entanto, a mangueira sofreu um problema técnico. O jato de alta pressão que atingiu a aeronave fez abrir a saída de emergência, e uma série de procedimentos começaram a entrar em prática, entre eles, a abertura de um escorregador de segurança e o acionamento de um alarme que fez o avião parar.

O passageiro sentado ao lado da saída de emergência acabou ferido, sem gravidade.

Em comunicado, o Aeroporto Internacional de Dubai disse que reviu o procedimento para as saudações de canhões de água após o incidente.