Japão doará R$ 14 milhões para acolhimento a venezuelanos no Brasil
A Embaixada do Japão no Brasil assinou nesta semana um acordo para doar 3,6 milhões de dólares (R$ 14 milhões) às ações de proteção e assistência a venezuelanos que chegam ao país. O dinheiro será transferido a quatro agências da ONU (Organização das Nações Unidas) aqui.
A contribuição japonesa tem como objetivo fortalecer o apoio ao acolhimento, assistência e proteção dos refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil.
De acordo com dados da Polícia Federal, de 2017 até abril de 2019 foram registrados cerca de 100 mil pedidos de refúgio e 70 mil solicitações de residência temporária por parte de cidadãos venezuelanos.
O Brasil é o país que, proporcionalmente, menos recebe venezuelanos na América do Sul - a maioria vai para Colômbia e Peru.
Mas a chegada dos imigrantes e refugiados impacta estados que enfrentam dificuldades econômicas, como Roraima, Amazonas e Pará.
Entre as ações beneficiadas pela doação japonesa estão o registro e a documentação de venezuelanos, o apoio psicossocial, serviços de saúde e proteção de crianças.
Segundo a ONU, o número de pessoas que deixou a Venezuela devido a crise chega a 4 milhões, em um universo de 31 milhões de habitantes.
*Com informações da Agência ONU
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.