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Mulher confunde saída de emergência com banheiro, e voo atrasa 8 horas

Ao abrir a porta de emergência, automaticamente é ativado o escorregador - Reprodução/Twitter/@historyofpia1
Ao abrir a porta de emergência, automaticamente é ativado o escorregador Imagem: Reprodução/Twitter/@historyofpia1

Do UOL, em São Paulo

11/06/2019 10h54

Um voo da companhia aérea Pakistan International Airways (PIA) atrasou oito horas depois que uma passageira abriu a saída de emergência pensando ser a porta do banheiro. O avião já estava pronto para decolar de Manchester, na Inglaterra, rumo a Islamabad, no Paquistão, quando os 400 passageiros tiveram que desembarcar.

A passageira, que não foi identificada, contou a funcionários da companhia que decidiu usar o banheiro - apesar da ordem de colocar os cintos já ter sido dada - mas abriu a saída de emergência por engano, ativando o modo de evacuação da aeronave. "Um passageiro erroneamente abriu a porta de emergência, provocando a ativação do escorregador de emergência", disse a empresa em nota.

O voo partiu de Manchester apenas às 5 horas da manhã de sábado, oito horas depois do horário previsto, mas com 38 passageiros a menos. Segundo explicou o jornal britânico The Independent, quando o escorregador de emergência é ativado, a companhia aérea pode prosseguir com o voo, mas com menos passageiros, pois a capacidade de retirada de pessoas numa emergência fica reduzida. As 38 pessoas, então, se ofereceram para pegar o próximo avião.

No entanto, chegando em Islamabad, esses passageiros tiveram mais problemas. Um deles postou no Twitter que ao chegarem no Paquistão, eles descobriram que suas bagagens ainda estavam em Manchester.

"Serviço patético da PIA. Eu sou um dos 38 passageiros que voluntariamente desceram do PK702 para que ele pudesse voar para Islamabad apenas com a condição de que todos os 38 de nós recebessemos nossa bagagem", escreveu. "Primeiro vocês não nos deram em Manchester. Então quando nós chegamos aqui hoje nos foi falado que metade de nossas bagagens ainda está no aeroporto de Manchester. Muitos de nós nem temos roupas para usar aqui", postou um dos passageiros.

Por meio de seu porta-voz, a empresa disse no sábado que "todos os passageiros receberam comida. Os passageiros transferidos receberam transporte e acomodação em hotel e serão ajustados no próximo voo disponível". Após a reclamação com as bagagens, a companhia tuitou: "Recomendamos veementemente que os passageiros sigam as instruções de segurança, uma vez que tais contratempos resultam em inconveniência para centenas de outros passageiros".