Topo

Brinquedo de parque no Uzbequistão quebra e mata uma pessoa; veja a queda

Colaboração para o UOL, em Campinas

01/07/2019 13h07

A quebra de um brinquedo em um parque de diversões, em Jizzakh, no Uzbequistão, causou a morte de uma jovem de 20 anos na última sexta-feira (28).

O brinquedo, chamado de disco voador, era um pêndulo que subia e descia levando uma espécie de disco giratório onde oito pessoas ficavam sentadas. Uma filmagem amadora registrou o exato momento em que o eixo do pêndulo quebra e o disco com as pessoas cai violentamente no chão. No momento em que acidente ocorreu, houve gritaria e desespero.

Segundo as autoridades do Uzbequistão, uma jovem de 20 anos, identificada pelas iniciais M.H., morreu com o impacto. Não há informações sobre outros feridos.

Em nota, o Ministério de Situações de Emergência do país afirmou que, assim que souberam do caso, "especialistas do Serviço de Estado para Emergências da região de Jizzakh partiram para a cena do incidente. Eles imediatamente tomaram todas as medidas necessárias. Atualmente, especialistas em estruturas estão estudando as causas do incidente."

De acordo com informações do parque Istiklol, o brinquedo era novo e foi inaugurado no último mês de março. A promotoria de Jizzakh iniciou uma investigação sobre o caso.

O parque de diversões Istiklol foi reinaugurado há um ano em Jizzakh às margens do rio Sanzar. Todo o processo de inspeção dos 26 brinquedos levou seis meses, segundo as autoridades. Após o acidente, o parque foi fechado sem data para reabertura.