Topo

Esse conteúdo é antigo

Uruguai pede explicações do Brasil após 'torcida' de Bolsonaro a candidato

Presidente do Brasil manifestou expectativas sobre candidatura de Luis Lacalle Pou, que rechaçou - Nicolás Celaya/Xinhua
Presidente do Brasil manifestou expectativas sobre candidatura de Luis Lacalle Pou, que rechaçou Imagem: Nicolás Celaya/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

31/10/2019 12h29

O Ministério das Relações Exteriores do Uruguai convocou hoje o embaixador do Brasil no país, Antonio Simões, para pedir explicações a respeito de declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) relacionadas às eleições uruguaias de 2019. As informações foram divulgadas pelo jornal El Observador.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo na terça-feira, Bolsonaro indicou que espera uma vitória de Luis Lacalle Pou, da oposição, na disputa contra o governista Daniel Martínez. "Torcemos que aconteça a eleição de alguém mais ligado ao nosso time, aí teríamos o Uruguai afinado conosco", disse. O segundo turno do pleito uruguaio acontece em 24 de novembro.

Diante das declarações de Bolsonaro, o governo uruguaio manifestou "incômodo" com o que considerou interferência do presidente brasileiro em assuntos internos do país vizinho - em especial ao processo eleitoral em curso. Segundo o jornal, Simões "ofereceu detalhes sobre o teor das ditas declarações".

Ontem, Lacalle Pou deixou claro seu desconforto com as declarações. "Me parece que não é boa coisa que diferentes políticos - e, neste caso, diferentes governantes - incidam, opinem, no que pode chegar a acontecer em outro país", declarou, afirmando que não opinaria em um processo eleitoral no Brasil.

"Por mais que goste um pouco mais um de outro, certamente esperaria os resultados. Ganhe quem ganhar, é com ele que precisaria me entender (...). Por sorte, o Uruguai não decide o que pensam os brasileiros; decide o que acontece e do que precisam os uruguaios", acrescentou.

Eleições no Uruguai serão decididas em 2º turno

Band Notí­cias