Topo

Esse conteúdo é antigo

Médicos usam canudos para drenar bexiga de homem em emergência durante voo

Médico usa canudo durante emergêncio em voo - Reprodução/YouTube
Médico usa canudo durante emergêncio em voo Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

21/11/2019 19h22

Dois cirurgiões chineses utilizaram canudos, agulha e tubo de seringa de uma máscara de oxigênio, juntamente com fita adesiva, em um procedimento de emergência durante um voo da China para Nova York, informou o site South China Morning Post.

Zhang Hong e Xiao Zhanxiang foram os responsáveis por ajudar um idoso que estava suando, tinha a barriga inchada e já havia sido diagnosticado com aumento da próstata. Os médicos disseram que ele já estava demonstrando sinais de choque e estimaram que tinha por volta de um litro de urina presa em sua bexiga.

"Se não tivéssemos lidado com a situação a tempo, a vida do paciente estaria em risco", afirmou Zhang.

Eles decidiram tentar perfurar a bexiga para liberar a urina usando um dispositivo com materiais que tinham em mãos mãos, incluindo canudos de caixas de leite. Os comissários de bordo colocaram cobertores no chão na parte de trás da aeronave e fizeram com que o paciente estivesse deitado de lado para o procedimento.

Os cirurgiões inseriram a agulha para liberar a urina, mas ela não era grande o suficiente para aliviar a pressão sozinha. Zhang então aspirou a urina, aspirando a maior parte do líquido por 30 minutos.

Segundo o médico, esta foi a melhor maneira de controlar o fluxo.

"Foi uma situação de emergência. Não consegui descobrir outra maneira", disse Zhang. "Quando vi que o homem não aguentava mais a dor, meu único pensamento era como tirar a urina da bexiga", disse ele.

Após o tratamento, os médicos disseram ao homem para ele ficasse deitado por mais meia hora para se recuperar e consultar um médico após o desembarque.