Papa Francisco diz que próxima guerra será por água e pede diálogo
O papa Francisco, que está em viagem apostólica pelo Japão, se encontrou com o imperador Naruhito no palácio imperial e alertou para os problemas mundiais em relação à água.
Para o religioso, "a próxima guerra será por um conflito pela posse de água", e que "a única arma válida nos conflitos humanos é o diálogo para alcançar a paz".
A declaração foi feita no terceiro dia de sua ida ao país asiático. Durante o último fim de semana, Francisco passou por Nagasaki e Hiroshima.
Ele classificou como "crime" a utilização de energia atômica em atividades militares e aproveitou para denunciar o sistema de "dissuasão nuclear" - as duas cidades visitadas foram atingidas pela bomba atômica.
"O uso da energia atômica para fins militares é hoje, mais do que nunca, um crime, não apenas contra o homem e sua dignidade, mas também contra qualquer possibilidade de futuro em nossa casa comum", declarou Francisco.
*com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.