Câmara dos EUA aprova envio de pedido de impeachment de Trump ao Senado
A Câmara de Representantes aprovou na tarde de hoje que o pedido de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seja enviado ao Senado. Os congressistas aprovaram a medida por 228 votos a 193.
Democratas da Câmara incluíram novos indícios contra Trump na acusação formal. As novas provas prometiam registros telefônicos e outros documentos fornecidos por Lev Parnas, um empresário da Flórida, para fortalecer o argumento de que Trump abusou de seu poder ao pressionar a Ucrânia a investigar um rival político, o ex-vice-presidente democrata Joe Biden.
Parnas foi sócio de Rudy Giuliani, advogado pessoal de Trump que diz que o empresário o ajudou a investigar Biden. O ucraniano Parnas se declarou inocente de violações de campanha federais em um caso criminal separado.
A inclusão tardia dos registros foi porque os documentos foram disponibilizados aos investigadores apenas nos últimos dias.
Já a Casa Branca minimizou a nomeação de sete membros da Câmara para apresentarem o caso contra Trump no Senado.
"A nomeação desses representantes não muda uma coisa sequer", disse a porta-voz da Casa Branca Stephanie Grisham em comunicado. "O presidente Trump não fez nada de errado. Ele espera ter direito no Senado ao devido processo legal, que a presidente da Câmara Pelosi e os democratas na Câmara negaram, e espera ser completamente inocentado."
Trump se tornou o terceiro presidente norte-americano a ter um pedido de impeachment aprovado pela Câmara, quando a Casa, de maioria democrata, aprovou acusações segundo as quais ele abusou dos poderes de seu cargo e obstruiu a investigação do Congresso sobre sua conduta.
Com informações das agências AFP e Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.