Topo

Esse conteúdo é antigo

Cientistas encontram fósseis de tubarões de 330 milhões de anos nos EUA

Ao estudar os dentes, Hodnett conseguiu calcular que o fóssil foi parte de uma espécie chamada Saivodus striatus - Reprodução/Instagram
Ao estudar os dentes, Hodnett conseguiu calcular que o fóssil foi parte de uma espécie chamada Saivodus striatus Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL

31/01/2020 11h09

Pesquisadores descobriram fósseis de tubarão no Parque Nacional Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos — o mais curioso é que o local fica muito longe do mar.

De acordo com a CNN, foram identificados os restos de 15 a 20 espécies diferentes de tubarão, que viveram na região há cerca de 330 milhões de anos, quando parte da América do Norte estava coberta por oceanos.

Quando eles morreram, seus restos foram envolvidos em sedimentos que se tornaram o calcário onde as cavernas do parque se formaram.

"Quase nunca há registro de todos os dentes de tubarão vindos dessas rochas, por isso a descoberta foi tão emocionante", disse o paleontologista John-Paul Hodnett. "Este é um novo recorde".

Ao estudar os dentes, Hodnett conseguiu calcular que o fóssil foi parte de uma espécie chamada Saivodus striatus, do tamanho de um grande tubarão branco moderno, cerca seis metros de comprimento.