Topo

Esse conteúdo é antigo

Idoso de 95 anos 'trabalha' em loja nos Estados Unidos em troca de café

Café - iStock
Café Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

04/03/2020 18h39

Aos 95 anos, Orin Gilbert Jr. vai de segunda a sábado à loja de conveniências "7-eleven" de sua cidade, Fishersville, nos Estados Unidos, para ajudar na organização em troca de bananas e copos de café. "Eu só dou uma ajudinha onde posso", explica o idoso ao site "News Leader", Gilbert checa a cafeteira, as caixas de pizza e a disposição dos itens na loja.

Seis dias por semana, o chamado "Sr G", com a ajuda de sua bengala, chega para "trabalhar" por volta das cinco da manhã. Ainda que esteja na função há mais de 30 anos e leve consigo um boné e uma jaqueta da "7-Eleven", ele não é um empregado da empresa.

Os funcionários o conhecem e deixam que ele ajude com as tarefas do local. Questionado sobre o que o motiva para fazer isso, Gilbert responde: "Eles estavam errando algumas vezes na organização, então eu disse: 'bom, então vou começar a fazer por eles'. Eu só dou uma ajudinha onde posso."

Viúvo há muitos anos, Gilbert mora sozinho e gosta de conversar com os clientes: "Eu sei muito sobre eles e o que acontece na vida de suas famílias. Você aprende bastante sobre as pessoas que frequentam, tais como as coisas que os filhos deles têm conquistado."

O dono da loja, Tim Swortzel, vai à casa de Orin sempre que ele não aparece "para trabalhar" e diz que conviver com o idoso é uma das melhores partes de seu dia: "Ele é parte da família, é uma pessoa única e interessante".

Rick Sizemore, cliente regular da loja, vê Gilbert todo dia e afirma: "Eu amo esse cara. Ele é o que todos esperamos nos tornar. É um líder comunitário muito respeitado", afirmou.

Acostumado a acordar cedo pelos anos trabalhando no serviço postal dos EUA, Gilbert diz que a rotina é boa para sua saúde: "O médico me disse: 'se você comer três boas refeições ao dia e se exercitar, vai viver até os 100'. Só faltam mais quatro anos e meio", brincou Orin, que completará 96 anos em novembro.