Topo

Esse conteúdo é antigo

Irlanda suspende desfiles do 'St. Patrick's Day' por medo do coronavírus

As comemorações do St. Patrick"s Day acontecem anualmente de 13 a 17 de março e atraem milhares de turistas à Irlanda - Paul Faith/AFP
As comemorações do St. Patrick's Day acontecem anualmente de 13 a 17 de março e atraem milhares de turistas à Irlanda Imagem: Paul Faith/AFP

Do UOL, em São Paulo

09/03/2020 19h54

A Irlanda está cancelando desfiles do St. Patrick's Day (Dia de São Patrício) por medo de que a grande aglomeração de pessoas possa contribuir para a disseminação do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.

Varadkar, segundo publicado pela CNN, afirmou que o vírus "não pode ser contido", mas seu impacto pode ser reduzido. Por isso, o maior dos desfiles, programado para a capital Dublin na semana que vem, foi suspenso. As comemorações do St. Patrick's Day acontecem anualmente de 13 a 17 de março.

"Devido à natureza das festividades de St. Patrick's Day, em termos de tamanho, aglomeração e participação de turistas, além da contínua progressão da transmissão do vírus em alguns países europeus, [...] o governo decidiu que os desfiles de St. Patrick's Day, incluindo o de Dublin, não acontecerão", disse o governo em nota.

A suspensão dos desfiles deve causar grande impacto na economia de Dublin. Mais de 500 mil viajantes de todo mundo vão à cidade nesta época para participar das festividades, segundo números do departamento de turismo local.

Outro desfile em Cork também foi cancelado. É a segunda maior parada do país, perdendo apenas para a de Dublin, atraindo cerca de 50 mil pessoas todo ano. "O Conselho de Cork não está em posição de oferecer a segurança necessária [para a realização do desfile], de acordo com as orientações da OMS [Organização Mundial da Saúde]", disse o governo municipal em nota.

Por ora, há 24 casos confirmados de covid-19 na Irlanda. Ninguém morreu.