Topo

Esse conteúdo é antigo

Governador de Nova York rebate Trump após acusação de esconder ventiladores

Governador de NY, Andrew Cuomo - MIKE SEGAR
Governador de NY, Andrew Cuomo Imagem: MIKE SEGAR

Do UOL, em São Paulo

27/03/2020 15h45

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, rebateu o presidente norte-americano, Donald Trump, após ser acusado de esconder milhares de ventiladores.

Hoje mais cedo, Trump postou no Twitter que ventiladores do governo federal foram encontrados em uma instalação de armazenamento em Nova York e que o estado "deve distribuí-los agora".

"Isso é incorreto e grosseiramente desinformado", definiu Cuomo. "O ponto é que temos ventiladores em um estoque e ainda não os enviamos para o hospital. Claro que não — esse é o ponto. Os hospitais ainda não precisam deles. Os hospitais não estão no auge."

"Os hospitais têm ventiladores suficientes hoje, mas seus números estão subindo. Planejamos um ápice, um ponto alto, em cerca de 21 dias — é quando precisaremos dos 30.000 ventiladores, não hoje. No momento, estamos colocando-os em um estoque", acrescentou o governador.

O estado de Nova York pode ter um pico na demanda por capacidade hospitalar dentro de três semanas devido ao coronavírus, disse o governador Andrew Cuomo, em que anunciou também um aumento no número de casos para 44.635 e de mortes para 519.

Até a véspera, o estado de Nova York tinha 37.258 casos de coronavírus confirmados, com 385 mortes.