Topo

Esse conteúdo é antigo

Boris Johnson deixa o hospital após uma semana de tratamento contra a covid

Premiê britânico, Boris Johnson - Hannah Mckay
Premiê britânico, Boris Johnson Imagem: Hannah Mckay

Do UOL, em São Paulo*

12/04/2020 09h46

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deixou hoje o Hospital St. Thomas, em Londres, depois de ficar uma semana internado para o tratamento contra a covid-19. O político de 55 anos agora vai continuar o processo de recuperação em casa.

Mais cedo, Johnson agradeceu ao serviço público de saúde, o NHS, por ter salvado "sua vida". "Nunca agradecerei o suficiente" a equipe do NHS, "devo a eles minha vida", disse, em sua primeira declaração oficial desde a segunda-feira passada, quando foi hospitalizado na unidade de terapia intensiva do Hospital St Thomas.

Segundo a imprensa britânica, o líder conservador, que deixou os cuidados intensivos na quinta-feira, se distraiu fazendo sudokus e assistindo a filmes, como a comédia romântica "Love Actually" ("Simplesmente Amor", no Brasil).

Sua namorada Carrie Symonds, de 32 anos e que está grávida, enviou a ele uma cópia de seus últimos ultrassons.

"O primeiro-ministro continua melhorando", declarou ontem a ministra do Interior, Priti Patel, em entrevista coletiva.

Johnson contraiu a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, no final de março. No Reino Unido, a pandemia já causou 9.875 mortes.

Profissionais de saúde denunciam falta de equipamentos

O agradecimento público ocorre em um momento em que aumenta o descontentamento entre os profissionais da saúde, denunciando a falta de equipamentos de proteção.

A Associação Real de Enfermeiros (RCN), o maior sindicato do setor, aconselhou seus membros a se recusarem a trabalhar "como último recurso" no caso de uma grave falta de equipamentos de proteção.

"Para o pessoal de saúde, isso é contrário aos seus instintos. Mas a segurança não deve ser comprometida", explicou um porta-voz do sindicato à agência de notícias britânica PA.

* Com AFP