Califórnia destina fundo de US$ 125 milhões para imigrantes irregulares
Um fundo de 125 milhões de dólares será destinado ao auxílio de imigrantes em situação irregular no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, durante a pandemia do coronavírus. A medida, a primeira a contemplar o sistema de imigração ilegal no país, foi anunciado nesta tarde pelo governador californiano Gavin Newsom.
"Independentemente da situação, regular ou irregular, as pessoas estão passando por necessidades", declarou Newson. "Esse é um estado que se prontifica a ajudar quem precisa, independentemente de quem seja", acrescentou.
Imigrantes sem registros oficiais representam cerca de 10% da força de trabalho do estado, observou o governador. No entanto, eles não têm direito ao estímulo financeiro do governo ou mesmo auxílio médico em meio à crise da covid-19.
Mais de 2 milhões de imigrantes em situação irregular vivem na Califórnia, sendo quase 6% da população do estado. Ainda, pagaram quase 2,5 bilhões de dólares em impostos.
Newsom também justificou que boa parte dos imigrantes atua em setores essenciais de serviços e que estão trabalhando em meio à pandemia.
Segundo o jornal The Guardian, o estado teve ao menos 24.421 casos confirmados de coronavírus e 821 mortes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.