Topo

Esse conteúdo é antigo

Califórnia destina fundo de US$ 125 milhões para imigrantes irregulares

15.04.2020 - Homem usa máscara de proteção para o coronavírus em calçada da fama de Hollywood, na Califórnia (EUA) - Valeria Macon/AFP
15.04.2020 - Homem usa máscara de proteção para o coronavírus em calçada da fama de Hollywood, na Califórnia (EUA) Imagem: Valeria Macon/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 21h54

Um fundo de 125 milhões de dólares será destinado ao auxílio de imigrantes em situação irregular no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, durante a pandemia do coronavírus. A medida, a primeira a contemplar o sistema de imigração ilegal no país, foi anunciado nesta tarde pelo governador californiano Gavin Newsom.

"Independentemente da situação, regular ou irregular, as pessoas estão passando por necessidades", declarou Newson. "Esse é um estado que se prontifica a ajudar quem precisa, independentemente de quem seja", acrescentou.

Imigrantes sem registros oficiais representam cerca de 10% da força de trabalho do estado, observou o governador. No entanto, eles não têm direito ao estímulo financeiro do governo ou mesmo auxílio médico em meio à crise da covid-19.

Mais de 2 milhões de imigrantes em situação irregular vivem na Califórnia, sendo quase 6% da população do estado. Ainda, pagaram quase 2,5 bilhões de dólares em impostos.

Newsom também justificou que boa parte dos imigrantes atua em setores essenciais de serviços e que estão trabalhando em meio à pandemia.

Segundo o jornal The Guardian, o estado teve ao menos 24.421 casos confirmados de coronavírus e 821 mortes.