Topo

Com "tática de Bolsonaro", Turquia vê coronavírus disparar no país

Turcos correram para mercados em Istambul na sexta (10) ao saberem do toque de recolher para o fim de semana - Yasin Akgul - 10.abr.2020/AFP
Turcos correram para mercados em Istambul na sexta (10) ao saberem do toque de recolher para o fim de semana Imagem: Yasin Akgul - 10.abr.2020/AFP

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 04h00

Um dos últimos países a começar a ter registros do novo coronavírus, a Turquia observa hoje o número de novos casos da covid-19 chegar perto da marca de 5.000 por dia. Em meio a esse cenário, o país tem em pauta a disputa entre os apoiadores do fechamento completo de cidades e os que defendem que a economia não pode parar, algo semelhante ao que o Brasil também vive.

O presidente turco, Recep Erdogan, chegou a dizer que a "roda da economia" não pode parar, em posição semelhantes à de seu par brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido). O país vive em isolamento vertical, tal como também defende Bolsonaro.

"A Turquia é um país que, em todas as condições e circunstâncias, deve manter a produção e garantir que as rodas [de produção] continuem girando", disse o turco na semana passada.

Erdogan, porém, aconselha a população a ficar em casa, mas, ao mesmo não tempo, não deixa de agradecer, como fez na segunda (13), "a todos que trabalham pela continuidade da produção e do emprego".

Há um mês, a Turquia anunciou o primeiro paciente contaminado no país. No último dia 14 de abril, o país já tinha 61.049 casos, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

Segundo o governo turco, mais de 400 mil pessoas já foram testadas no país. Desde 10 de abril, os testes diários passaram do patamar de 30 mil. A Turquia tem cerca de 82 milhões de habitantes.

O número de mortes dobrou em 8 dias, chegando a 1.296 óbitos na manhã de ontem. É o equivalente a uma taxa de cerca de 15 mortes por milhão de habitantes No Brasil, são, aproximadamente, 6 mortes a cada um milhão de pessoas.

Nada de crianças, adolescentes e idosos nas ruas

Além da posição semelhante à de Bolsonaro sobre economia, Erdogan também defende o isolamento vertical, em que apenas alguns grupos da sociedade ficam proibidos de circular pelas ruas.

Na Turquia, a medida vale para crianças, adolescentes e idosos. Mais de 9.000 pessoas desses grupos já foram multadas por descumprir a determinação.

Pessoas entre 20 e 65 anos de idade, grosso da força de trabalho do país, continuam liberadas para circular. Máscaras de proteção, porém, são de uso obrigatório. As medidas no país são menos restritivas em relação a outros países da Europa e da Ásia, que chegaram a decretar quarentena.

Sindicatos na Turquia pedem que o governo interrompa todo o trabalho que não seja essencial por pelo menos 15 dias. "É importante para proteger os trabalhadores e impedir a propagação da epidemia", diz documento da confederação de sindicatos turcos.

Ministro da saúde do país, Fahrettin Koca, disse, nas redes sociais, que o sucesso da Turquia contra o coronavírus "depende do isolamento". "O vírus ganha poder por meio de contato. Não vamos dar essa oportunidade ao vírus. Vamos ficar em casa."

Não há, porém, uma medida no país que determine o isolamento social de todos no país, mas os infectados são rastreados a partir de seus celulares.

Istambul quer parar

O local mais afetado na Turquia é Istambul, maior cidade do país, com mais de 15 milhões de habitantes. Ao menos um em cada três casos de infecção em território turco está na cidade. Lojas e empresas, porém, continuavam funcionando.

Com esses números, o prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, insiste que o toque de recolher é a melhor solução contra o coronavírus em sua cidade.

"Para desligar completamente o motor", declarou. "O único método para interromper isso [a perda de vidas] é que as pessoas cortem totalmente o contato."

Na última sexta-feira (10), porém, o presidente da Turquia surpreendeu ao determinar um toque de recolher apenas para o final de semana. A medida, porém, gerou críticas porque foi anunciada poucas horas antes de ele entrar em vigor na própria sexta.

O resultado foram aglomerações nas ruas com pessoas buscando comprar suprimentos para se abastecer até o domingo. A medida será repetida no próximo final de semana.

Partido de oposição a Erdogan, o CHP (Partido Republicano do Povo) avaliou que "uma decisão que precisa ser tomada para a saúde pública se tornou uma ameaça à saúde pública devido à falta de planejamento" e que "o sacrifício de pessoas que se autoisolam por dias foi desperdiçado."

O presidente turco, contudo, diz que o país não precisa se preocupar porque não tem falta de medicamentos e possui leitos disponíveis em seus hospitais.

Por isso, a Turquia tem enviado materiais a outros países neste momento. "Não apenas atendemos às necessidades de nossos próprios cidadãos, mas tentamos responder às solicitações de todos os países que buscam nosso apoio, tanto quanto possível", disse Erdogan na segunda.

Na imprensa local, especialistas em economia, porém, tem dito que, se a curva do novo coronavírus continuar em ascensão, talvez o toque de recolher em tempo integral passe a ser necessário.

"Ele tem utilizado muito a pauta do enfrentamento à covid-19 a partir de uma perspectiva nacionalista", diz Thiago Ghere Galvão, professor do Instituto de Relações Internacionais da UnB (Universidade de Brasília).

Para Galvão, como outros governantes pelo mundo, as ações contra o novo coronavírus têm sido "usadas como plataforma política".

Erdogan, do Partido da Justiça e Desenvolvimento, exerce papel de liderança na Turquia desde o início do século. Ele foi primeiro-ministro entre 2003 e 2014, ano em que assumiu a presidência, tendo sido reeleito em 2018 para mais cinco anos de mandato.

Tal como Bolsonaro, Erdogan também faz críticas à imprensa, que chegou a chamar de vírus e a dizer que está "em guerra contra a Turquia", faz uso de discurso religioso ao falar sobre o coronavírus.

No domingo (12), ele escreveu nas redes sociais que "obviamente, venceremos a guerra contra o coronavírus com a permissão de Alá. Então, enfrentaremos a realidade de um novo mundo. Portanto, enquanto continuamos nossa luta, devemos nos preparar para o período pós-epidêmico."