Derretimento de geleira expõe passagem utilizada por Vikings na Noruega
O aquecimento global provocou derretimento de uma geleira em Lendbreen, na Noruega. Sem a cobertura, uma passagem muito utilizada na Era Viking acabou exposta e centenas de itens muito bem preservados foram encontrados por arqueólogos.
A pesquisa foi divulgada na revista Antiquity na última quarta-feira. Segundo ela, a passagem em uma montanha, revelada pelo derretimento do gelo, esteve em uso desde a Idade de Ferro até o período medieval.
A fenda está repleta de artefatos, como luvas, sapatos, pedaços de trenó e até mesmo os restos de um cão ainda amarrado a sua coleira.
Segundo estudo, os objetos encontrados foram largados quando as pessoas utilizavam a passagem. Não se sabe se de forma acidental ou proposital.
A passagem foi descoberta em 2011 e o estudo do local ocorre desde então. A medida que a geleira derrete, reflexo do aquecimento global, novos artefatos são descobertos.
A passagem tem 700 metros de comprimento e aproximadamente 1.920 metros de altura. O local era utilizado por viajantes e comerciantes. As primeiras evidências datam que o espaço foi utilizado a partir do ano 300 d.C. até aproximadamente o ano de 1500.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.