Topo

Esse conteúdo é antigo

Multa por não usar máscara em público na Alemanha pode atingir 10 mil euros

18.mar.2020 - Pessoas fazem fila para serem testadas para o novo coronavírus em Frankfurt, na Alemanha - Kai Pfaffenbach
18.mar.2020 - Pessoas fazem fila para serem testadas para o novo coronavírus em Frankfurt, na Alemanha Imagem: Kai Pfaffenbach

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 11h12

O uso obrigatório de máscaras em trens de longa distância, transportes públicos e lojas se tornou obrigatório em 15 dos 16 estados da Alemanha nesta segunda-feira. Quem infringir a regra pode receber multas que vão de 25 a 10 mil euros.

As punições mais caras serão aplicadas para lojas em que os funcionários forem pegos sem a proteção, segundo informações do jornal The Guardian. Também serão aceitos como máscaras lenços e panos que consigam cobrir o nariz e a boca adequadamente.

Schleswig-Holstein, única região que ainda não adotou a medida, vai implementar nova regra nesta quarta-feira. Cada estado definiu os próprios valores das multas.

Berlim, por exemplo, não vai punir quem descumprir a regra. As autoridades vão confiar no bom senso e respeito das pessoas.

Essa obrigatoriedade gerou alerta de alguns especialistas médicos em relação aos riscos de usar a proteção de forma incorreta. O receio é que o mal uso possa aumentar a chance de contaminação e a falsa sensação de segurança.