Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Três crianças com coronavírus desenvolveram inflamação rara no coração

28.abr.2020 - Estátua da "Fearless Girl", em Nova York (EUA), usa máscara para se "proteger" do novo coronavírus - Rob Kim/Getty Images
28.abr.2020 - Estátua da 'Fearless Girl', em Nova York (EUA), usa máscara para se 'proteger' do novo coronavírus Imagem: Rob Kim/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 22h23Atualizada em 29/04/2020 15h21

Três crianças infectadas pelo novo coronavírus nos Estados Unidos também estão sendo tratadas de uma rara síndrome inflamatória. A doença, segundo a agência de notícias Reuters, se assemelha à que também preocupou médicos no Reino Unido, na Espanha e na Itália.

As crianças --cujas idades variam de 6 meses a 8 anos-- estão recebendo tratamento no centro médico da Universidade de Columbia, em Nova York. Todas elas sentiram febre e apresentaram inflamação no coração e na região dos intestinos.

À Reuters, o Dr. Mark Gorelik, da Universidade de Columbia, disse que os médicos "ainda estão começando a tentar entender o que isso significa".

Na Europa, médicos italianos e britânicos estão investigando uma possível ligação entre a covid-19 e casos da Doença de Kawasaki, que geralmente acomete crianças de origem asiática, com idade entre 2 e 5 anos, segundo explica o Dr. Drauzio Varella.

Esse tipo de doença (vasculite) é caracterizado por inflamações das paredes dos vasos sanguíneos, causadas por proteínas produzidas pelo próprio sistema imunológico. Quando elas se instalam, o fluxo de sangue fica prejudicado, assim como o funcionamento das células que dependem desses vasos.

Não se conhece a causa da doença —assim como a da maioria das vasculites—, mas há algumas hipóteses: uma resposta imunológica equivocada do organismo (um "auto-ataque" dos anticorpos) e infecções causadas por doenças virais —como a covid-19, por exemplo.

Gorelik disse acreditar que a síndrome desenvolvida pelas três crianças não é a Doença de Kawasaki, mas sim uma condição similar, desencadeada justamente por conta do coronavírus, que pode ter ativado uma resposta errada dos anticorpos desses pacientes.

Coronavírus nos EUA

Os EUA é de longe o país com mais casos confirmados de covid-19: pouco mais de 1 milhão, segundo balanço da Universidade Johns Hopkins. O número de mortes passa de 58 mil.