Topo

Esse conteúdo é antigo

Inglês de 90 anos perde mulher por covid-19, rejeita oxigênio e morre junto

Bill e Mary Dartnall se casaram há 63 anos - arquivo pessoal/reprodução/Daily Echo
Bill e Mary Dartnall se casaram há 63 anos Imagem: arquivo pessoal/reprodução/Daily Echo

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 17h13

O idoso Bill Dartnall, de 90 anos, foi a óbito hoje. O britânico, que lutava contra o novo coronavírus, se recusou a usar uma máscara de oxigênio após descobrir que sua mulher, Mary, havia sido morta pela covid-19 cinco horas depois, no mesmo dia. Os dois tiveram pneumonia.

Eles se casaram há 63 anos, na década de 50, e viviam na cidade de Southampton, na Inglaterra. Mary tinha 81 anos e trabalhava como apicultora; seu marido, Bill, trabalhou como limpa-chaminés por mais de 40 anos e estava aposentado.

"Quando ele ouviu que a mãe tinha falecido, ele tentou tirar a máscara de oxigênio do rosto e deixou claro que não queria mais receber oxigênio. Ele se recusou a usar a máscara. Nós não sabemos por que exatamente, mas ele não queria continuar", disse Rosemary, filha do casal, ao jornal "Southern Daily Echo".

De acordo com as regras da NHS (National Health Service), como é chamado o sistema de saúde do Reino Unido, os pacientes britânicos têm direito de recusar tratamento - mesmo quando esta decisão puder resultar em morte.

"Ele continuou recebendo cuidados e morreu pacificamente durante o sono, algumas horas depois. O pai provavelmente não queria continuar vivendo sem a mãe. Eles eram um par, e é difícil imaginar qualquer um deles vivendo sem o outro", completou a filha.

Mary foi internada após ficar doente e fragilizada, e, no hospital, recebeu diagnóstico da covid-19. Alguns dias depois, Bill sofreu um AVC (acidente vascular-cerebral) e foi levado ao mesmo hospital, onde descobriu que também tinha o coronavírus.