Topo

Esse conteúdo é antigo

Joe Biden nega acusação de abuso sexual: 'Nunca aconteceu'

3.mar.2020 - O ex-vice-presidente Joe Biden durante evento da Superterça em Los Angeles - Frederic J.Brown/AFP
3.mar.2020 - O ex-vice-presidente Joe Biden durante evento da Superterça em Los Angeles Imagem: Frederic J.Brown/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/05/2020 09h34

O ex-vice presidente americano e candidato democrata à presidência, Joe Biden negou a acusação de abuso sexual por parte de uma ex-funcionária do Capitólio, Tara Reade.

"Isso nunca aconteceu", disse Biden, nesta sexta-feira, em sua primeira declaração pública sobre as acusações. O candidato ainda participará hoje do programa "Morning Joe" da MSNBC para discutir o caso pela primeira vez na televisão.

"A antiga funcionária diz que apresentou uma queixa em 1993. Mas ela não tem registros desta suposta queixa. Os registros dos meus anos no Senado que foram doados para a Universidade de Delaware não contém arquivos pessoais", explicou Biden.

"Só existe um único lugar que uma queixa deste tipo poderia estar —os Arquivos Nacionais— onde ficam guardados registros deste tipo", concluiu o candidato.

Em março, Tara Reade alegou, em entrevista ao The Washington Post, que, em 1993, Joe Biden a "jogou contra a parede, colocou a mão por baixo da sua saia e a penetrou com os dedos".

"Eu não tive coragem de falar sobre isso antes... As palavras simplesmente não saíram", justificou Tara. "Conforme o tempo passou, fui me sentindo mais forte e pude falar a verdade. Eu percebi que precisava fazer isso", continuou.

A ex-funcionária fez uma acusação formal contra Biden junto à polícia de Washington, alegando que recebeu ameaças após revelar sua história e, por isso, queria que as autoridades estivessem cientes da situação.