Topo

Esse conteúdo é antigo

Coréia do Sul diz que pacientes recorrentes da covid-19 não são contagiosos

3.mar.2020 - Em Daegu, na Coreia do Sul, testes para detectar coronavírus foram feitos em sistema de "drive-thru" - Kim Kyung Hoon/REUTERS
3.mar.2020 - Em Daegu, na Coreia do Sul, testes para detectar coronavírus foram feitos em sistema de 'drive-thru' Imagem: Kim Kyung Hoon/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 10h32

O Centro Coreano de Controle de Doenças (KCDC) disse hoje que pacientes que receberam novamente um resultado positivo para a covid-19 depois de receberam alta não são contagiosos.

O anúncio foi feito depois da realização de uma análise laboratorial de 108 casos, além das investigações epidemiológicas em 285 casos para determinar se os pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus deveriam permanecer em quarentena após saírem do hospital.

As autoridades de saúde do país testaram 790 contatos próximos dos 285 casos que testaram positivo novamente após a recuperação, mas não encontraram infecções relacionadas a pacientes recuperados.

Com isso, foi invalidada a diretriz da Coreia do Sul que recomendava que os pacientes recuperados passassem mais duas semanas de quarentena após receberem alta dos hospitais e outros estabelecimentos de saúde.

Diretor do Centro Coreano de Controle de Doenças, Jung Eun-kyeong, disse que as autoridades de saúde não sabem dizer porque alguns pacientes estão sendo novamente diagnosticados com a covid-19, mas acrescentou que especialistas acreditam que os novos testes estão detectando pedaços "mortos" do vírus.