Topo

Esse conteúdo é antigo

Imprensa internacional repercute participação de Bolsonaro em protesto

Reportagem da CNN nos EUA destacou que Bolsonaro participou de protesto em meio à pandemia do novo coronavírus - Reprodução/CNN
Reportagem da CNN nos EUA destacou que Bolsonaro participou de protesto em meio à pandemia do novo coronavírus Imagem: Reprodução/CNN

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 09h43

Veículos internacionais noticiaram o fato de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter participado de uma manifestação quando o Brasil ultrapassou a Itália e a Espanha em casos de coronavírus.

"Bolsonaro cumprimenta grandes multidões enquanto o Brasil ultrapassa Espanha e Itália em casos de coronavírus", noticiou a rede de TV norte-americana CNN.

A reportagem descreve que o presidente brasileiro participou de uma "grande manifestação" fora de sua residência oficial e cumprimentou apoiadores.

"A manifestação ocorreu poucas horas depois que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, alertou que o sistema de saúde de sua cidade está à beira do colapso devido à pandemia de coronavírus", diz um trecho da notícia.

O jornal britânico The Independent também destacou a afirmação de Covas. O Brasil tem 16.118 mortos por covid-19 e ultrapassou 240 mil casos confirmados ontem, com 241.080.

"Apesar dos números sombrios, Bolsonaro se opõe consistentemente ao conselho de especialistas médicos de que medidas rigorosas sejam tomadas para retardar a disseminação da covid-19. No domingo, ele desrespeitou as regras de distanciamento social ao posar para fotografias com crianças tiradas de uma multidão de manifestantes de apoio", diz trecho de reportagem do jornal.

O jornal norte-americano The New York Times também noticiou a manifestação. "Usando uma máscara facial, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro posou para fotos com crianças tiradas de uma multidão de apoiadores no domingo, desconsiderando os conselhos de saúde pública destinados a conter um dos piores surtos de coronavírus do mundo", diz o jornal.

O NYT lembrou ainda que Nelson Teich deixou o ministério da Saúde na sexta-feira por causa do "desajuste" entre ele e Bolsonaro a respeito do uso da cloroquina em pacientes com covid-19.