Topo

Esse conteúdo é antigo

Mortes diárias nos EUA são 10% mais altas do que nos anos anteriores

23.mai.2020 - Com relaxamento das restrições por coronavírus, visitantes lotam o calçadão no fim de semana do Memorial Day em Ocean City, Maryland, nos Estados Unidos - /Kevin Lamarque/Reuters
23.mai.2020 - Com relaxamento das restrições por coronavírus, visitantes lotam o calçadão no fim de semana do Memorial Day em Ocean City, Maryland, nos Estados Unidos Imagem: /Kevin Lamarque/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/05/2020 10h21

O número de mortes diárias nos Estados Unidos desde o início de abril tem sido 10% superior ao dos anos anteriores, segundo o novo relatório do Health Care Cost Institute. O instituto relaciona esse aumento à pandemia do novo coronavírus.

O Health Care Cost Institute baseou seu relatório em dados de obituários de todas as mortes por qualquer causa, não somente a covid-19.

Para entender melhor o número de mortes diárias nos Estados Unidos durante a pandemia, os pesquisadores do instituto compararam a contagem diária de óbitos para cada dia deste ano com o número médio de mortes em cada dia entre os anos 2014 e 2019.

Essas estimativas são mencionadas nos níveis nacional, estadual e também na cidade de Nova York, que é considerada o epicentro da pandemia no país e sofreu mais que o dobro das mortes diárias típicas todos os dias desde o final de março.

"Em meados de abril, começamos a observar um declínio nas mortes diárias em algumas áreas como Nova York e Nova Jersey; as mortes diárias continuaram a aumentar em outros estados, como Illinois, Massachusetts e Maryland", disse o Health Care Cost Institute.

"Continuaremos a monitorar essas tendências e muitas outras, à medida que os dados são atualizados a cada semana", acrescentou o instituto.

De acordo com a última atualização da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos já registraram 1.681.418 casos confirmados de covid-19 e 98.929 mortes causadas pelo novo coronavírus.