Motorista avança caminhão contra manifestação antirracista nos EUA
Um protesto em Minneapolis, nos Estados Unidos, foi interrompido por um motorista acelerando seu caminhão em direção a uma multidão de milhares de manifestantes.
A manifestação acontecia na ponte I-35W, e estava pacífica. Em vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver a multidão correndo para não ser atropelada.
De acordo com o Departamento de Segurança Pública de Minneapolis, o único ferido foi o motorista do veículo — ele foi preso e encaminhado a um hospital com ferimentos leves.
"Ações muito perturbadoras da parte de um motorista de caminhão na I-35W, avançando contra uma multidão de manifestantes pacíficos. O motorista se machucou e foi levado ao hospital com ferimentos não letais. Ele está preso. Aparentemente, nenhum manifestante foi atingido pelo caminhão", diz publicação do órgão.
O protesto era contra o racismo e a brutalidade policial no país. As mobilizações começaram após a morte de George Floyd, um homem negro de 46 anos que morreu após uma ação da polícia na segunda-feira (25), em Minneapolis.
No momento do ataque, os manifestantes estavam ajoelhando em protesto — Floyd morreu asfixiado após um policial pressionar o joelho contra seu pescoço por 10 minutos, enquanto a vítima avisava que não conseguia respirar.
Ontem, uma viatura empurrou uma grade contra manifestantes em Nova York. No vídeo, é possível ver algumas pessoas sendo derrubadas e outras subindo no carro:
O prefeito da cidade defendeu os policiais, afirmando que, em sua opinião, eles "não iniciaram a situação":
"É inapropriado da parte dos manifestantes cercarem um veículo da polícia e ameaçarem os policiais. Isso é evidentemente errado e nunca aconteceu na história dos protestos desta cidade", afirmou Bill de Blasio.
Mesmo assim, ele garantiu que uma investigação será aberta sobre o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.