PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Esse conteúdo é antigo

EUA: Quase metade dos estados apresenta aumento de casos de coronavírus

Menifestantes ocupam ruas da Flórida após a morte de George Floyd; alguns usam máscaras de proteção - Getty Images
Menifestantes ocupam ruas da Flórida após a morte de George Floyd; alguns usam máscaras de proteção Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/06/2020 20h08

Em maio à reabertura tímida do comércio e uma onda de protestos após a morte de George Floyd — homem negro brutalmente assassinado por um policial branco em Mineápolis — quase metade dos estados norte-americanos registra aumento nos casos der coronavírus.

De acordo com a CNN dos Estados Unidos, 22 dos 50 estados do país estão vendo tendências ascendentes nos diagnósticos de covid-19. Dos outros 28 estados, 20 tiveram decréscimos nos últimos dias e 8 não mostraram alterações.

Um dos estados com os maiores picos em novos casos é a Flórida. Por lá, o número de novos casos cresceu em média 46% na semana passada, enquanto a maior parte do estado entrou na chamada fase 2 de reabertura.

Enquanto as cidades da costa foram duramente atingidas no início da pandemia, nas últimas semanas houve uma maior disseminação nos estados do interior, incluindo Arkansas, Texas e Arizona. Em Utah, a deputada estadual Suzanne Harrison chamou um aumento recente de casos "muito preocupante [e] se aproximando exponencial".

"A taxa de teste positivo de hoje de 18,5% é o dobro da de ontem (9,4%)", escreveu, no Twitter. Na ultima sexta-feira (5), as autoridades de saúde de Utah disseram estar "muito preocupadas" com o aumento de novos casos na semana passada.

O estado registrou mais de 12 mil infecções, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Coronavírus