Senador dos EUA sugere que negros morrem mais por 'não lavarem bem as mãos'
O senador republicano Steve Huffman (Ohio) fez uma insinuação racista na sessão de terça-feira (9) do Comitê de Saúde do Senado dos Estados Unidos. Ele questionou se a maior mortalidade por coronavírus entre os negros estaria ligada ao fato de eles "não lavarem tão bem as mãos" quanto outros grupos.
Um estudo conduzido pelo laboratório APM Research Lab —e publicado no final de maio— mostrou que, nos Estados Unidos, os negros têm morrido de covid-19 quase três vezes mais do que os brancos.
"Poderia ser que afroamericanos ou a população negra não lava as mãos tão bem quanto outros grupos? Ou usam máscaras? Ou não mantêm o distanciamento social entre eles? Poderia ser essa a explicação para a maior incidência [de mortes por covid-19 entre os negros]?", questionou o senador.
Huffman fez a pergunta retórica ao ser questionado pela diretora da Comissão de Saúde das Minorias de Ohio, Angela Dawson, sobre políticas públicas de saúde para os negros durante a pandemia.
Após o senador sugerir que a maior mortalidade entre os negros poderia estar ligada à higiene, Dawson, que é negra, retrucou dizendo que essa não era a opinião das autoridades de saúde norte-americana.
"Todos precisam lavar as mãos? Com certeza, mas não é aí que você vai encontrar a variação e a razão por que essas populações sejam mais vulneráveis", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.