Topo

Esse conteúdo é antigo

Janela para EUA controlar covid-19 está se fechando, diz secretário

Alex Azar, secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos - REUTERS/Leah Millis
Alex Azar, secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos Imagem: REUTERS/Leah Millis

Do UOL, em São Paulo

29/06/2020 11h15

O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Alex Azar, mostrou preocupação com o avanço da pandemia do novo coronavírus pelo país. Em entrevista para a CNN, Azar disse que a "janela está se fechando" para que os americanos consigam controlar o aumento do número de casos de covid-19.

"As coisas estão muito diferentes do que há dois meses. Portanto, é uma situação muito diferente, mas é uma situação muito, muito séria, e a janela está se fechando para que possamos agir e controlar isso", disse Azar.

Ontem, o CDC (sigla para Centro de Controle e Prevenção de Doenças), principal entidade de saúde nos Estados Unidos, informou 2.504.175 casos do novo coronavírus no país, um aumento de 44.703 em relação à contagem anterior, e afirmou que o número de mortes subiu em 508, para 125.484.

Depois de uma queda nos índices durante maio, os Estados Unidos têm enfrentado um aumento expressivo de novos casos nas últimas semanas. Por três dias consecutivos número de casos confirmados no país saltou em mais de 40 mil.

O aumento de casos é mais acentuado nos estados do sul e do oeste que não seguiram as recomendações das autoridades de saúde para aguardar um declínio constante nos casos antes de reabrir setores da economia.