Topo

Esse conteúdo é antigo

Argentina prorroga quarentena até agosto e terá abertura gradual

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, extendeu a quarentena no país - Ricardo Ceppi/Getty Images
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, extendeu a quarentena no país Imagem: Ricardo Ceppi/Getty Images

17/07/2020 14h56

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou hoje uma nova extensão da quarentena no país, que começa amanhã e vai até 2 de agosto. Durante este período, os argentinos terão uma reabertura escalonada em meio à pandemia do novo coronavírus.

"Nossa principal preocupação era que o sistema de saúde estivesse saturado. Acredito que, nesses 14 dias, apesar dos números que vocês já conhecem, onde haja um aumento no número de infecções e mortes, estamos, em termos comparativos, em uma boa situação", disse Fernández.

O cronograma de abertura das empresas do comércio não essencial será dividido em três etapas a partir de segunda-feira.

Os argentinos também poderão sair de casa para praticar atividade física das 18h às 10h. Nos primeiros dias, a saída será dividida de acordo com o número do Documento Nacional de Identidade. Porém, no começo da próxima semana, não haverá mais essa restrição.

"Entre 18 de julho e 2 de agosto, tentaremos voltar à vida normal neste novo mundo, que requer cuidados diferentes, e o faremos gradualmente. Enquanto isso, continuaremos trabalhando no sistema de saúde", declarou Fernández.

Há cerca de 10 dias, a Argentina endureceu a quarentena, vigente desde 20 de março em todo o país, para tentar frear o aumento exponencial de casos do novo coronavírus.

A Argentina superou nesta semana a marca de 2.000 mortes pela covid-19 e tem mais de 110.000 casos confirmados da doença. O país tem 44 milhões de habitantes.