Topo

Esse conteúdo é antigo

Policiais derrubam e prendem cadeirante negro em protesto nos EUA; assista

Do UOL, em São Paulo

17/07/2020 12h28Atualizada em 17/07/2020 15h54

Um manifestante negro foi preso e teve sua cadeira de rodas quebrada por policiais durante um protesto em Los Angeles, nos Estados Unidos, na última terça-feira (14).

Imagens de Joshua Wilson sendo derrubado no chão e de policiais jogando sua cadeira de rodas para longe viralizaram nas redes sociais e provocaram indignação por parte de grupos antirracistas.

O vídeo que circula nas redes diz que os manifestantes estavam em menor número e que os policiais usaram força excessiva. O manifestante foi algemado e preso.

Ativistas criaram uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro e conseguiram pagar a fiança para que Wilson possa responder em liberdade.

O caso vem na esteira dos protestos gerados nos Estados Unidos após a morte de George Floyd, em maio.

Polícia diz que manifestante estava armado

Em uma publicação em seu Twitter ontem, o Departamento de Polícia de Los Angeles afirmou que o manifestante na cadeira de rodas deu um soco no rosto de um policial e portava uma arma de fogo.

"Em 14 de julho, aproximadamente 50 manifestantes tentaram interferir na prisão de três indivíduos. Durante o incidente, um homem em uma cadeira de rodas, Joshua Wilson, deu um soco no rosto de um policial. Wilson, um condenado pela Justiça, foi levado em custódia e uma arma carregada foi encontrada com ele", disse a polícia de Los Angeles.

Em outra mensagem, o departamento de polícia disse que outras duas pessoas que estavam no protesto foram detidas e quatro policiais tiveram ferimentos leves e receberam atendimento médico.