Topo

Esse conteúdo é antigo

Nuvem de formigas voadoras atravessa Irlanda e parte do Reino Unido

Enxame de formigas é comum no verão, com as rainhas se deslocando para criarem novas colônias - Reprodução/Twitter
Enxame de formigas é comum no verão, com as rainhas se deslocando para criarem novas colônias Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 13h26Atualizada em 21/07/2020 13h26

Uma nuvem grande passando por parte da Irlanda e do Reino Unido. Poderia ser só mais um dia comum na previsão do tempo das Ilhas Britânicas.

Mas o serviço nacional de meteorologia "Met Office" identificou que uma nuvem no dia 17 de julho se tratava de formigas voadoras — e não de uma tempestade.

O enxame que conseguiu "enganar" a previsão do tempo se formou devido à época do ano: no verão europeu, com o calor e a umidade, elas se reúnem e sobem para os céus.

"Não está chovendo em Londres, Kent ou Sussex, mas nosso radar diz o contrário. O radar está realmente captando um enxame de formigas voadoras pelo sudeste. Durante o verão, as formigas podem subir ao céu em uma emergência em massa, geralmente em dias quentes, úmidos e sem vento", informou a legenda do tuíte do Met Office.

A nuvem também tem ligação com o movimento das formigas-rainhas criando novas colônias. Uma parte da nuvem se dirigiu para Londres e, nos dias seguintes, ela se dissipou.

Mas o jornal irlandês "Irish Post" alertou que o país pode atravessar um longo período com as formigas.

A publicação afirma que elas podem ficar até o final de agosto no país e, se persistir o clima úmido, a nuvem de formiga ficará mais um mês.