PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Esse conteúdo é antigo

Criticado por Trump, Fauci descarta erradicar covid, mas crê em controle

Anthony Fauci é coordenador da força-tarefa dos EUA que atua no combate ao coronavírus  - Reprodução/CNN
Anthony Fauci é coordenador da força-tarefa dos EUA que atua no combate ao coronavírus Imagem: Reprodução/CNN

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 12h53Atualizada em 22/07/2020 13h24

Uma das referências dos EUA em doenças infecciosas, o imunologista Anthony Fauci afirmou em uma videoconferência que não acredita que o mundo conseguirá erradicar completamente a doença causada pelo novo coronavírus.

"Realmente não nos vejo erradicando [a covid-19]. Acho que quando juntar uma combinação de boas medidas de saúde pública, um grau de imunidade global de rebanho e uma boa vacina, teremos um controle muito bom disso", disse o consultor da Casa Branca.

Fauci participou de uma videochamada com uma organização sem fins lucrativos que investe na descoberta de novos medicamentos.

Para o especialista, a facilidade de transmissão de humano para humano impediria a erradicação completa do vírus.

"Seja neste ano ou no próximo, não tenho certeza. Mas acho que o reduziremos a um nível tão baixo que não estaremos na posição em que estamos agora", explicou.

Fauci x Trump

A afirmação de Fauci vai na direção oposta à do presidente Donald Trump. No dia 1 de julho, em discurso, ele disse: "eu acredito [que vai desaparecer]. Claro, em algum ponto".

Em fevereiro, o presidente norte-americano já tinha dito que o vírus iria embora com o calor e que os Estados Unidos mantinham o controle da doença.

O imunologista vem sendo questionado e atacado pela Casa Branca, especialmente por Trump. No fim de semana, o governo dos EUA enviou a veículos de comunicação um documento com uma lista de declarações que Fauci havia feito sobre a covid-19, que, segundo a nota, mostrava como o médico "estava errado".

Contudo, Fauci afirma que vai se manter no cargo de coordenador da força-tarefa do governo Trump no combate contra o coronavírus.

Coronavírus