Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump culpa protestos e México por aumento de casos do coronavírus nos EUA

O presidente Donald Trump usa máscara em público - ALEX EDELMAN / AFP
O presidente Donald Trump usa máscara em público Imagem: ALEX EDELMAN / AFP

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 19h55

Ao se referir ao aumento no número de casos do novo coronavírus em seu país, o presidente Donald Trump atribuiu culpa ao México e aos protestos que ocorrem nos Estados Unidos.

"Existem algumas causas para o aumento nos casos. Eles começaram a crescer entre os jovens americanos um pouco depois dos protestos, que parecem ter gerado um relaxamento nos esforços nacionais de mitigação do coronavírus", afirmou Trump hoje, em coletiva.

Ele se referiu aos protestos antirracistas que eclodiram nos EUA e em outros países do mundo após a morte de George Floyd, um homem negro que teve o pescoço pressionado pelo joelho do policial branco Derek Chauvin.

"Talvez as praias [sejam culpadas] também, nós temos alguns locais listados. Mas nós também dividimos uma fronteira de 3 mil quilômetros com o México, e nós sabemos muito bem que os casos estão crescendo no México", disse o presidente norte-americano.

Embora tenha parcialmente culpado o país vizinho pelo problema, Trump também aproveitou para se gabar do muro construído na fronteira, que foi seu grande trunfo na campanha para a eleição de 2016: "O muro foi construído para um propósito diferente, mas funciona muito bem para o que estamos fazendo agora".

Atualmente, segundo a Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos têm 3.941.741 casos do novo coronavírus e 142.756 mortes causadas pela doença covid-19. O México, por outro lado, tem 362.274 casos e 41.190 óbitos.