Agência diz que cálculo errado quase causou acidente de avião; empresa nega
Um avião da EasyJet com 167 passageiros quase causou um grave acidente após os pilotos calcularem errado o comprimento da pista. A aeronave, que saia de Lisboa com destino à Manchester, na Inglaterra, levantou voo quando restavam apenas 110 metros de pista, percorrendo essa distância em somente 1s3, segundo relatório divulgado esta semana.
De acordo com o Daily Mail, a Agência de Investigações de Acidentes Aéreos local informou no relatório divulgado que a "magnitude do erro" cometido poderia ter resultado em "sérios danos à aeronave e seus ocupantes".
O documento ainda apontou que os pilotos notaram algo de errado ao verem luzes vermelhas e brancas de formas alternadas nos últimos 900 metros da pista, mas, mesmo diante disso, eles não acionaram o comando para antecipar o voo.
Ainda segundo o documento, os pilotos foram "interrompidos inúmeras vezes durante a preparação do voo", o que pode ter colaborado para os erros cometidos.
Investigadores que fizeram o relatório ainda informaram que dois incidentes muito parecidos — e da mesma empresa — ocorreram em Lisboa em abril e maio do ano passado.
Segundo um porta-voz da empresa, os pilotos seguiram todas as recomendações indicadas para o voo e trabalham para melhorar atualizações dos softwares utilizados nos aviões conforme apontado pelo documento.
"Os pilotos seguiram os procedimentos normais para a decolagem e o voo decolou sem incidentes. Continuamos a trabalhar com parceiros da indústria para revisar possíveis desenvolvimentos técnicos, incluindo atualizações de software mencionadas no relatório sobre o qual já tomamos medidas, para ajudar a prevenir a recorrência desses tipos de eventos."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.