Topo

Kennedy: Bolsonaro leva Biden a tratar Brasil como 'república de bananas'

Do UOL, em São Paulo

03/10/2020 12h00

Na última terça-feira o mundo acompanhou primeiro debate entre os candidatos à presidência dos EUA. Convidado especial do podcast Baixo Clero #59, o colunista do UOL Kennedy Alencar enfatizou que foi um debate que contribuiu pouco, e que assuntos importantes, como a pandemia e a vida tributária de Trump, ficaram em segundo plano.

"Trump não foi para debater, o que ficou no debate foram só ruídos", comenta Kennedy. "Por muito tempo pareceu um ringue, uma briga", completou Maria Carolina Trevisan, colunista do UOL. (Ouça a partir do minuto 12:30)

Segundo Diogo Schelp, colunista do UOL, as interrupções de Trump podem fazer parte de sua estratégia. "É uma dupla tática, a primeira é de desestabilizar o adversário Joe Biden. A segunda, é passar para os próprios apoiadores que ele está isento de respeitar as regras do jogo, tanto do debate, como da democracia", comenta Schelp. "Dá a impressão de que ele está preparando o terreno caso ele perca", completa. (Ouça a partir do minuto 4:00)

Durante o debate, Joe Biden prometeu US$ 20 bilhões para combater a devastação da Amazôni. A fala gerou instatisfação por parte do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"É um erro um estado nacional se submeter aos interesses dele a outro estado nacional", comentou Kennedy. "Com o Bolsonaro, fomos além, ele submeteu os interesses do estado brasileiro aos interesses do Trump, e só numa situação dessas foi possível fazer com que Biden pudesse tratar o Brasil como uma federação de bananas", finaliza. (Ouça a partir do minuto 16:30)

A situação na corrida presidencial nos EUA deve se tornar ainda mais imprevisível com a confirmação de que Trump foi infectado pelo novo coronavírus. Na sexta, o democrata Biden também foi submetido a teste. Durante o debate, eles não trocaram apertos de mão e ficaram separados por mais de dois metros de distância.

O episódio do podcast Baixo Clero #59 discutiu ainda a tentativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em criar um programa de renda para substituir o Bolsa Família e a briga pública de Paulo Guedes e Rodrigo Maia. Além de repercutir uma reportagem exclusiva do UOL que mostrou mais repasses de assessoras ao senador Flávio Bolsonaro, no suposto esquema de rachadinhas.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.