Topo

Esse conteúdo é antigo

Cobra píton birmanesa de quase 6 metros é capturada na Flórida

Cobra píton birmanesa capturada no estado americano da Flórida - Reprodução/Kev Pav/Facebook
Cobra píton birmanesa capturada no estado americano da Flórida Imagem: Reprodução/Kev Pav/Facebook

Colaboração para UOL, em São Paulo

09/10/2020 17h48

Uma dupla de fanáticos por cobras, que se autoproclama como "cobracóolicos", localizou na noite da sexta-feira passada (9), na Flórida (EUA), uma cobra píton birmanesa gigante que mede quase seis metros e pesa cerca de 47 quilos.

A equipe acredita que o animal, que é uma fêmea, pode até mesmo quebrar o recorde de maior cobra do estado. A integrante do grupo dos ofídios é da espécie Python bivittatus.

Os responsáveis por rastrear a cobra foram Ryan Ausburn e Kevin Pavlidis. Ambos trabalham em instituições apreendendo animais rastejantes desse tipo.

No trabalho com a píton birmanesa, eles a localizaram se esgueirando pela região pantanosa de Everglades e fizeram um filme do bicho.

"Nunca vi uma cobra de perto desse tamanho e minhas mãos tremiam quando me aproximei dela", escreveu Kevin, no Facebook . "Cada píton que pegamos pode ser potencialmente perigosa, mas uma deste tamanho? Letal. Um erro, e com certeza iria para o hospital".

"Mas o mais importante: esta é uma cobra única na vida. Eu poderia sair todas as noites pelo resto da minha vida e nunca ver uma tão grande novamente", completou o expert em cobras.

Ele descreveu a luta para capturar a criatura como uma "verdadeira batalha". No começo da disputa, a cobra estava parcialmente fora de um trecho d'água quando os especialistas se aproximaram dela. Só deu para perceber o real tamanho do bicho quando os dois caminharam até a beira da água.

Com cuidado para não assustá-la, a dupla se aproximou e prendeu a cauda da píton. Kevin tentou focar na cabeça da criatura. Mas os dois tiveram uma surpresa: ela saiu em disparada e ancorou em uma árvore.

A seguir, Ryan começou a lutar com a víbora, evitando que ela movesse a cabeça. Enquanto isso, Kevin fez de tudo para que o animal não envolvesse o colega. No fim, felizmente, nenhum dos especialistas saiu ferido.

De acordo com a CBS Miami, a cobra píton foi medida para registro em um livro de recordes, com o objetivo de confirmar se ela é a maior da Flórida. Todavia, a instituição que regula os programas de caça de pítons no estado, a South Florida Water Management District, adiantou que a considera o maior animal da espécie na região.