Jovem de 20 anos morre em 6 semanas após esconder sintomas de doença rara
Um jovem britânico de 20 anos morreu apenas seis semanas após ser diagnosticado com uma doença intestinal. Havia meses que Cameron Duxbury apresentava sintomas de colite ulcerativa, uma inflamação crônica que atinge o intestino grosso e o reto, mas o rapaz escondeu a doença de amigos e familiares. Estima-se que a condição atinja atualmente 420 pessoas em toda a Inglaterra.
Foi só quando os pais do jovem notaram uma dramática perda de peso que ele foi levado a buscar tratamento médico. Como o diagnóstico foi feito tardiamente, entretanto, a vida de Duxbury não pôde ser salva. Ele morreu ao lado da mãe e do pai, no hospital Royal Bolton, em Manchester, na Inglaterra.
Ao jornal local Manchester Evening News, a mãe de Duxbury, Cherise, lembrou como foi a chegada do filho ao hospital, seis semanas atrás, de onde ele não sairia com vida, em meio às restrições pela pandemia do novo coronavírus. "Foi insuportável; não pude entrar. Ele tinha 20 anos, mas ainda era meu menino. Tive de deixá-lo e ir embora", ela lamenta.
Agora, a família promete cumprir o que era o maior desejo de Duxbury, ao final da vida dele: trabalhar pela conscientização de mais pessoas acerca da colite ulcerativa. "Ele queria que as pessoas soubessem que não devem ter medo de falar sobre os sintomas que têm", afirma Cherise.
Segundo ela, Duxbury chegou a ser submetido a uma cirurgia, após tratamento com medicamentos, mas após um pós-operatório aparentemente bem-sucedido, voltou a ter sua saúde deteriorada pela doença.
A colite ulcerativa é uma condição crônica que pode ser desenvolvida em qualquer idade, mas atinge principalmente pessoas na faixa entre 15 e 25 anos. Os sintomas podem incluir diarreia recorrente (que pode incluir sangue, muco ou pus), dores abdominais e idas frequentes ao banheiro para evacuação.
"O diagnóstico feito cedo e tratamento imediato são vitais. Talvez, se Cameron soubesse disso, o final teria sido diferente. Eu espero que ele tenha visto o quanto todo mundo sentia amor por ele", conclui Cherise.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.