Um meme tem complicado a vida de mulheres chamadas 'Karen' em app de namoro
Mulheres chamadas Karen afirmam que estão se sentindo prejudicadas em aplicativos de relacionamento por causa do meme que viralizou nos últimos anos e que segue forte, principalmente após a pandemia do coronavírus e os protestos antirracistas do "Black Lives Matter".
Isso porque elas contam que estão recebendo menos 'matches' desde o ano passado e que o engajamento das contas no aplicativo caiu — tudo por conta da brincadeira online.
Não sabe do que elas estão falando? Nos Estados Unidos, o meme da 'Karen' representa uma mulher branca, de classe média, que abusa dos privilégios que tem por conta do seu poder econômico.
A internet define uma 'Karen' como aquela mulher que quer falar com o gerente para menosprezar os trabalhadores e, em muitas ocasiões, é racista.
A partir disso, o aplicativo Wingman perguntou para as mulheres chamadas Karen como a experiência na plataforma vem mudando nos últimos meses.
De acordo com os dados do aplicativo, divulgados pelo Daily Mail, elas receberam 31% menos respostas este ano em comparação com 2019, e as mensagens enviadas por mulheres chamadas Karen tiveram 33% menos retorno durante o mesmo período.
Mulheres com outras grafias do nome — como Karin, Carin, Caren — viram uma queda menor, 22%. O curioso é que isso não fica restrito apenas aos app de namoro.
A SSA (Social Security Administration) revelou no início do ano que o nome "Karen" teve uma queda substancial em relação aos nomes mais populares que bebês nos Estados Unidos. O nome ficou na posição #660 da lista, a mais baixa desde a década de 1930.
Origem do meme
Como explica a BBC, a origem do meme é incerta, mas se popularizou há alguns anos como uma forma de a comunidade negra satirizar a hostilidade baseada no racismo e na classe econômica — com a facilidade de filmar tudo pelo celular, as "Karens" viralizaram cada vez mais com vídeos em situações desagradáveis.
No início, a 'Karen' se tornou um sinônimo de um penteado específico: corte curto e agitado, graças a Kate Gosselin, que ficou famosas por estrear um reality show nos EUA. Mas agora já adota diversas características — sendo a principal a vontade de menosprezar as pessoas em barracados na internet.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.