Topo

Esse conteúdo é antigo

Um meme tem complicado a vida de mulheres chamadas 'Karen' em app de namoro

A youtuber Sierra Schultzzie imitando uma "Karen" - Sierra Schultzzie/Twitter
A youtuber Sierra Schultzzie imitando uma 'Karen' Imagem: Sierra Schultzzie/Twitter

Do UOL, em São Paulo

13/11/2020 15h55Atualizada em 13/11/2020 16h09

Mulheres chamadas Karen afirmam que estão se sentindo prejudicadas em aplicativos de relacionamento por causa do meme que viralizou nos últimos anos e que segue forte, principalmente após a pandemia do coronavírus e os protestos antirracistas do "Black Lives Matter".

Isso porque elas contam que estão recebendo menos 'matches' desde o ano passado e que o engajamento das contas no aplicativo caiu — tudo por conta da brincadeira online.

Não sabe do que elas estão falando? Nos Estados Unidos, o meme da 'Karen' representa uma mulher branca, de classe média, que abusa dos privilégios que tem por conta do seu poder econômico.

A internet define uma 'Karen' como aquela mulher que quer falar com o gerente para menosprezar os trabalhadores e, em muitas ocasiões, é racista.

A partir disso, o aplicativo Wingman perguntou para as mulheres chamadas Karen como a experiência na plataforma vem mudando nos últimos meses.

De acordo com os dados do aplicativo, divulgados pelo Daily Mail, elas receberam 31% menos respostas este ano em comparação com 2019, e as mensagens enviadas por mulheres chamadas Karen tiveram 33% menos retorno durante o mesmo período.

Mulheres com outras grafias do nome — como Karin, Carin, Caren — viram uma queda menor, 22%. O curioso é que isso não fica restrito apenas aos app de namoro.

A SSA (Social Security Administration) revelou no início do ano que o nome "Karen" teve uma queda substancial em relação aos nomes mais populares que bebês nos Estados Unidos. O nome ficou na posição #660 da lista, a mais baixa desde a década de 1930.

Origem do meme

Como explica a BBC, a origem do meme é incerta, mas se popularizou há alguns anos como uma forma de a comunidade negra satirizar a hostilidade baseada no racismo e na classe econômica — com a facilidade de filmar tudo pelo celular, as "Karens" viralizaram cada vez mais com vídeos em situações desagradáveis.

No início, a 'Karen' se tornou um sinônimo de um penteado específico: corte curto e agitado, graças a Kate Gosselin, que ficou famosas por estrear um reality show nos EUA. Mas agora já adota diversas características — sendo a principal a vontade de menosprezar as pessoas em barracados na internet.