Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem que nasceu com pênis e ovário anuncia gravidez nos EUA

A norte-americana ficou sabendo de sua síndrome por acidente - Reprodução/Instagram/Mikey Chanel
A norte-americana ficou sabendo de sua síndrome por acidente Imagem: Reprodução/Instagram/Mikey Chanel

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/11/2020 17h00

Mikey Chanel, no auge de seus 18 anos, tomou a decisão de engravidar poucos meses após descobrir que tinha ovários, útero e trompas férteis, basicamente todos os órgãos necessários para o processo. Isso não seria uma grande surpresa se a adolescente não tivesse pensado a vida inteira que era do sexo masculino.

A jovem, que vive na cidade de Boston, nos Estados Unidos, sofre de uma condição rara chamada PMDS (Síndrome da Persistência do Ducto Müllerian) e, por conta disso, nasceu com a genitália masculina ao mesmo tempo que os seus órgãos reprodutores internos são femininos.

De acordo com o site Daily Star, Mikey ficou sabendo sobre a síndrome durante um exame de ultrassom realizado no ano passado, quando o médico disse a ela que o seu pênis era infértil, enquanto o resto funcionava bem.

"Eu pensei que fosse uma piada. Eu nem sabia que isso era possível. Estava tipo 'cadê as câmeras?'. Então, eles me mostraram o meu útero na tela", contou a norte-americana.

Entretanto, caso ela quisesse ficar grávida, não poderia esperar muito tempo, já que portadores da PMDS são mais suscetíveis a câncer e tumores. Para diminuir os riscos, em breve, ela precisará se submeter a uma histerectomia, para a retirada do útero.

"Sempre soube que queria ser mãe. Eu costumava brincar de bonecas quando era pequena e sempre me via com crianças no futuro, aí decidi: 'é agora ou nunca'", declarou.

Foi então que a jovem escolheu passar por um processo de fertilização, por meio de um doador de esperma. Segundo a grávida de quatro meses, havia uma chance de sucesso de apenas 20%.

Mikey anunciou recentemente nas redes sociais que o bebê será do sexo masculino, e ela pretende, uma vez que ele vier ao mundo, continuar a sua transição como mulher trans.