Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro tem 1ª conversa com Fernández 11 meses após eleição na Argentina

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, em primeira conversa com Jair Bolsonaro (sem partido) - Presidência da Argentina/AFP
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, em primeira conversa com Jair Bolsonaro (sem partido) Imagem: Presidência da Argentina/AFP

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 15h10Atualizada em 30/11/2020 17h40

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, tiveram hoje sua primeira conversa — 11 meses após a eleição no país vizinho. O encontro por videoconferência durou cerca de uma hora, segundo o jornal argentino Clarín, e foi classificado como "melhor do que o esperado" por ambas as partes.

A reunião começou com um momento de descontração, após Bolsonaro dar a Fernández seus pêsames pela morte de Diego Maradona, que sofreu uma parada cardiorrespiratória em casa, no último dia 25. Ainda de acordo com o Clarín, o presidente argentino disse ao brasileiro que "a única diferença que temos é no futebol".

O teor da conversa não foi divulgado. Em comunicado, a presidência da Argentina citou apenas a realização da cerimônia do Dia da Amizade, que celebra a criação do Mercosul a partir do encontro dos ex-presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney em Foz do Iguaçu, há 35 anos. Sarney também participou do evento por videoconferência.

"É um dia muito importante para a Argentina e o Brasil e para todo o continente, porque pela primeira vez as pessoas começaram a pensar na integração do continente", anunciou Fernández, lembrando a data.

Bolsonaro, segundo o comunicado, destacou que "o Mercosul é o nosso principal pilar de integração" e pediu a geração de "mecanismos mais ágeis e menos burocráticos". Ele também pediu o aprofundamento do turismo entre as duas nações.

Fernández lidera uma aliança de peronistas de esquerda e direita, com enormes diferenças nas políticas econômicas, de saúde e sociais em comparação com as do governo brasileiro. O chefe de Estado argentino acrescentou: "Estou realizando esta reunião para dar ao Mercosul o impulso de que precisa e é imperativo que Brasil e Argentina o façam juntos".

Fernández pediu para deixar "as diferenças no passado e enfrentar o futuro com as ferramentas que funcionam bem entre nós, para realçar todos os pontos de concordância".

"Continuamos avançando nas questões de segurança e das Forças Armadas e temos que trabalhar juntos na questão ambiental, que é um assunto que nos preocupa muito. Temos que fazer um acordo de preservação. Temos oportunidades em desenvolvimento para fornecer gás para a Argentina e o Brasil", ressaltou.

Bolsonaro destacou: "Nossas Forças Armadas têm uma excelente integração. Vamos fortalecer nossa integração nas indústrias de defesa e avançaremos no combate ao narcotráfico e ao crime transnacional".

(Com AFP)