Topo

Trump anuncia decreto que prioriza entrega de vacinas contra covid aos EUA

Trump anuncia decreto que prioriza entrega de vacinas contra covid aos EUA  -                                 TASOS KATOPODIS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
Trump anuncia decreto que prioriza entrega de vacinas contra covid aos EUA Imagem: TASOS KATOPODIS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

08/12/2020 17h28

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou hoje um decreto que garante a prioridade de acesso da população dos Estados Unidos à vacina contra a covid-19 antes que os imunizantes sejam disponibilizados para outros países. A assinatura foi anunciada hoje durante pronunciamento de Trump na Cúpula de Vacinas realizada hoje na Casa Branca.

"Há alguns minutos eu assinei um decreto que garante que o Governo dos Estados Unidos priorize a distribuição da vacina para cidadãos americanos antes de enviar isso para outras nações. Se necessário vamos evocar a Lei de Produção de Defesa, mas não achamos que vai ser necessário.", disse Trump no discurso.

A cúpula da "Operation Warp Speed Vaccine" é um evento realizado pelo governo dos Estados Unidos para anunciar os avanços das vacinas sendo desenvolvidas no país. A operação "Warp Speed" é uma parceria envolvendo organizações privadas e instituições públicas do governo americano em um esforço conjunto para o desenvolvimento rápido do imunizante contra a covid-19.

Não está claro como este decreto seria aplicado, visto que os fabricantes de vacinas já assinaram acordos com outros países. Mas a medida sugere que os Estados Unidos estão preocupados com uma possível escassez quando preveem imunizar dezenas de milhões de pessoas nos próximos meses.

Segundo Trump, será possível sentir os efeitos da vacinação em massa até o fim do primeiro semestre. "Dizem que é como um milagre. E acho que é verdade", disse.

O republicano ainda afirmou na Casa Branca que usará, "se necessário", a Lei de produção da Defesa, uma lei de guerra dos anos 1950 que obriga as empresas a alterarem sua produção. "Mas acho que não vai ser necessário", afirmou.

A imprensa norte-americana informa que a Administração de Alimentos e Drogas (FDA) deve autorizar o uso emergencial para a vacina produzida pela farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório alemão BioNTech no próximo dia 10 de dezembro.

*Com informações da AFP e Ansa