Topo

Esse conteúdo é antigo

Japonês conhecido como 'serial killer do Twitter' é condenado à morte

Takahiro Shiraishi, de 30 anos, foi condenado à pena de morte pela morte de nove pessoas - Kyodo/via Reuters
Takahiro Shiraishi, de 30 anos, foi condenado à pena de morte pela morte de nove pessoas Imagem: Kyodo/via Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/12/2020 11h09

Um serial killer japonês que interagia com vítimas no Twitter, e havia se declarado culpado pela morte de nove pessoas, foi condenado à pena de morte hoje, depois de uma decisão do Tribunal Distrital de Tóquio.

De acordo com a CNN, Takahiro Shiraishi, de 30 anos, recebeu a sentença por ter estuprado, matado e desmembrado os corpos das vítimas, que ficavam armazenados no apartamento dele em Zama, em Tóquio.

O assassino em série tinha como foco pessoas já fragilizadas e com problemas de saúde mental, que postavam online o desejo de quererem cometer suicídio. Takashito então as contatava pelo Twitter e as convidava para seu apartamento, prometendo "ajudá-las a morrer".

No seu perfil da rede social, o condenado se descrevia de modo vago como um "carrasco" e exibia como foto uma imagem de um anime japonês. Ele também dizia que queria "ajudar pessoas que estavam sofrendo" e que elas podiam enviá-lo uma mensagem direta a qualquer momento.

Em outubro de 2017 ele foi preso pela morte das oito mulheres e um homem, com idades entre 15 e 26 anos, segundo a emissora pública japonesa NHK e a TV Asahi. Na ocasião, a polícia havia feito uma busca na residência do japonês depois do desaparecimento de uma mulher que postou notas suicidas.

No apartamento do condenado, as autoridades encontraram três caixas térmicas e cinco contêineres no quarto dele. Os recipientes continham cabeças e ossos humanos, segundo descreveram fontes policiais.

Agora que Takashito se encontra no corredor da morte, ele diz não pretender recorrer ao veredicto. O japonês deseja esperar a assinatura do ministro da Justiça do Japão para a efetivação da execução, que será por enforcamento, como previsto na legislação japonesa.