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Por que instalaram câmeras em lixeiras de McDonald's nos EUA?

Imagem ilustrativa de lixeira com restos de comida e copo do McDonalds; unidades da cadeia de fast food nos EUA estão colocando câmeras nas lixeiras - Pexels
Imagem ilustrativa de lixeira com restos de comida e copo do McDonalds; unidades da cadeia de fast food nos EUA estão colocando câmeras nas lixeiras Imagem: Pexels

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/12/2020 16h11

Câmeras estão sendo implantadas nas lixeiras de várias unidades da famosa rede de fast food McDonald's, nos Estados Unidos, para monitorar a coleta dos resíduos e a reciclagem. A iniciativa foi desenvolvida pela startup norte-americana de softwares Compology.

A empresa com base na cidade de São Francisco, na Califórnia, também já implanta câmeras nas lixeiras de lojas de departamentos como as da rede Nordstrom. A ideia é verificar se as latas estão bem cheias antes de serem esvaziadas, facilitando a coleta.

A tecnologia também evita que haja mistura de resíduos e que materiais recicláveis, como papelão e metal, sejam contaminados. Por meio de fotos e sensores, é possível ver ao longo do dia quando é preciso despejar o lixo e se há algum material orgânico, por exemplo, no lugar errado.

A startup de tecnologia e softwares Compology instalou câmeras em lixeiras no McDonald's - Compology/Divulgação - Compology/Divulgação
A startup de tecnologia e softwares Compology instalou câmeras em lixeiras no McDonald's
Imagem: Compology/Divulgação

Em entrevista à CNN, o CEO da Compology, Jason Gates, disse que as câmeras reduzem o desperdício de materiais que poderiam ser reciclados em até 80%, ao impedir que esses sejam jogados no lixo orgânico convencional.

A precisão se dá por meio de um sistema de IA (Inteligência artificial), que classifica o lixo com base em 80 milhões de imagens tiradas de lixeiras. O sistema até agora já processou um conteúdo proveniente de um total de 162 mil câmeras.

A novidade já está em uso em localidades como Las Vegas e Phoenix. Quando as câmeras dão um alerta, mensagens de texto chegam até as equipes dos restaurantes locais. Assim, os funcionários conseguem retirar o material e realocá-lo no lugar correto antes da chegada do caminhão de lixo.

O serviço de monitoramento de resíduos custa de US$ 10 (cerca de R$ 50) a US$ 20 (R$ 101) por mês por cada lixeira. Jason comenta que, em contrapartida, as lojas e restaurantes economizam "milhares de dólares com custos de transporte de lixo".