Presidente do Chile é multado em R$ 17 mil por andar sem máscara em praia
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, foi multado em $ 2,5 milhões de pesos (ou cerca de R$ 17 mil, na cotação atual) por andar sem máscara de proteção facial na praia, segundo informou a rede de TV local CNN Chile. A multa foi aplicada pela secretaria de Saúde da região de Valparaíso.
"Na resolução se estabelece uma multa de 50 UTM [Unidade Tributária Mensal], o que equivale a $ 2.551.450 pesos", disse a nota da secretaria.
Após críticas, Piñera pediu desculpas, e um porta-voz do governo explicou que ele estava andando sozinho pela praia no balneário de Cachagua, no centro do país, onde tem uma casa, quando foi surpreendido pelo pedido da selfie.
O Chile tem regras rígidas que exigem o uso de máscaras em todos os locais públicos, inclusive ao ar livre, e as violações são puníveis com sanções que incluem multas consideráveis e até penas de prisão.
Na semana passada, as autoridades de saúde do Chile anunciaram um novo lockdown na capital Santiago, depois que o número de casos de coronavírus aumentou 18% na região. O ministro da Saúde, Enrique Paris, explicou que a medida, foi concebida para evitar uma quarentena total.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.