Animal pré-histórico encontrado no RS é capa da revista Nature
Um animal pré-histórico encontrado no Rio Grande do Sul há cerca de 10 anos estampou uma das capas de dezembro da revista científica Nature.
Batizado de ixalerpeton polesinensis, o fóssil viveu há cerca de 230 milhões de anos. Ele foi encontrado por pesquisadores na cidade gaúcha de São João do Polêsine.
Esses animais seriam os antepassados dos pterossauros, espécie de dinossauros que voavam e que apresentavam semelhanças com as aves.
O artigo na revista norte-americana é assinado por vários pesquisadores, entre eles Martin Ezcurra e o professor Sérgio Cabreira, da Associação Sul Brasileira de Paleontologia.
Usando microtomografia computadorizada e reconstruções em 3D de restos esqueléticos, os pesquisadores foram capazes de identificar características únicas, como a forma da orelha interna, similar à dos pterossauros.
Embora a transição exata entre vertebrados terrestres e voadores permaneça desconhecida, os pesquisadores acreditam que tais evidências coletadas apontam os primeiros passos em direção às características anatômicas dos pterossauros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.