Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe engana médicos e mantém em cadeira de rodas filha saudável por 8 anos

Mãe foi condenada por manter filha em cadeira de rodas no Reino Unido - StockPlanets/iStock
Mãe foi condenada por manter filha em cadeira de rodas no Reino Unido Imagem: StockPlanets/iStock

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/01/2021 07h18

Um tribunal no Reino Unido condenou uma mãe por manter sua filha em uma cadeira de rodas por quase oito anos. Segundo o "Daily Mail", a garota, de 12 anos, recebeu sem necessidade medicação para epilepsia.

Em sua sentença, a juíza do caso identificou que a mãe inventou histórias para os doutores e que a jovem sofreu "danos significativos" por conta dos exageros de seus sintomas. A identidade da mãe e da filha foram preservadas por motivos legais.

"Com tantos profissionais médicos envolvidos em sua vida, as repetições da mãe de informações inverídicas tiveram um efeito de bola de neve. Eu não posso dizer neste momento o que estava levando a mãe a retratar sua filha como tendo tantos problemas", declarou a juíza Judd.

O tribunal recebeu informações de que a menina sofria ataques epilépticos desde os 18 meses de vida. A juíza ressaltou que, a partir de 2012, a mãe começou a exagerar e inventar sintomas. Em 2013, ela foi colocada em uma cadeira de rodas. A situação ficou pior em 2017, quando a menina foi colocada em uma dieta especial e recebeu uma sonda para alimentação artificial.

Em 2018, levantaram-se preocupações de que a garota estaria recebendo medicações desnecessárias. Em 2019, assistentes sociais a tiraram da mãe, e foi identificado que ela era saudável.

"Ela é fisicamente normal e enérgica. O contraste com a menina que a mãe descreveu para todos os profissionais de 2012 para frente é enorme", destacou a juíza.

A menina está vivendo com familiares e a juíza destacou que a mãe poderá ter uma segunda chance no futuro de retomar a guarda se aceitar que ela é saudável.