Topo

Biden chama invasão ao Capitólio de "terrorismo doméstico" e culpa Trump

Joe Biden anunciou hoje os integrantes do Departamento de Justiça do seu governo - JIM WATSON / AFP
Joe Biden anunciou hoje os integrantes do Departamento de Justiça do seu governo Imagem: JIM WATSON / AFP

Do UOL, em São Paulo

07/01/2021 16h16

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou hoje a invasão de ontem ao Capitólio, em Washington, por apoiadores de Donald Trump durante a sessão que validaria a sua vitória. Ele classificou os participantes de "terroristas domésticos" e responsabilizou o republicano pelo ato.

"Todos aqui estamos de luto pela perda de vidas, pela maculação da casa do povo. Ontem o que vimos não foi um protesto, foi um caos. Não ousem chamá-los de manifestantes. Eles eram arruaceiros, terroristas domésticos", disse Biden em coletiva na tarde de hoje para anunciar os integrantes do Departamento de Justiça na sua gestão.

"Gostaria de dizer que não esperávamos por isso, mas podíamos esperar isso. Nos últimos 4 anos tivemos um presidente que desprezou nossa democracia o quanto pode", completou o democrata.

O discurso feito antecedeu a divulgação dos nomes que integrarão o Departamento de Justiça em seu governo. Biden ressaltou a importância de uma Justiça independente e criticou o modo como Trump agiu com os funcionários.

"Ele achou que poderia ter o apoio dos juízes, que chamava de juízes de Trump, ele pensou que a eleição terminaria na Suprema Corte. Foi inacreditável que os juízes que ele nomeou seguiram a Constituição, seguindo o Estado de Direito, não em uma ou duas, mas em mais de 60 vezes", disse, referindo-se às tentativas da equipe de Trump de provar que houve fraude nas eleições americanas.

O democrata afirmou ainda que o episódio de ontem foi "um ataque ao Departamento de Justiça. [Trump] Tratou o procurador-geral como seu advogado pessoal. 'Meus generais, meus juízes, meu procurador', e ontem houve um ataque às instituições democráticas. Tentou usar uma turba para silenciar 160 milhões de pessoas. Temos três braços do poder e o presidente não está acima da lei. A Justiça não protege os poderosos. O que vimos ontem foi uma violação à nossa nação".

Mais de 50 pessoas foram presas após a invasão de ontem, que terminou com quatro pessoas mortas, entre elas, uma veterana das Força Armadas. Após a confusão e reconhecimento da vitória de Biden, Trump declarou que fará uma transição de poder ordenada.